A prática da leitura está diretamente ligada ao bom desempenho na escola, pois, a criança que lê interpreta melhor não somente o conteúdo das disciplinas do colégio, mas também as situações do mundo ao redor dela. Portanto, o Reizinho dará algumas dicas fáceis de aplicar e que incentivam a criança a cultivar o hábito de ler.
Ler é um hábito que faz parte de poucos brasileiros. Uma vez que a pessoa não lê, ela tem problemas não apenas no desenvolvimento intelectual e cognitivo, mas também no estímulo da empatia da criança com aqueles que estão ao seu redor.
Tais afirmações podem ser comprovadas por meio da pesquisa feita pela Academia Americana de Pediatras, cujo título é Ler com Crianças começando na infância cria um impulso literário duradouro. De acordo com o estudo, o contato com livros durante a primeira infância traz benefícios tanto para a alfabetização e o desempenho escolar no futuro quanto para as habilidades cognitivas.
Em outra pesquisa, que feita pelo departamento de psicologia da Universidade de Cambridge, foi apurado que a leitura permite que a criança conheça outros “mundos”, podendo “ser” outras pessoas. Desse modo, ela adquire a capacidade de se colocar no lugar do outro.
Diante desses dados, fica impossível negar os benefícios da leitura para as crianças, certo?
Se você que o seu filho adquira o hábito da leitura, mas tem dúvidas como fazer isso, continue lendo este texto, pois, o Reizinho dará 8 dicas para incentivar a criança a gostar de ler. Confira!
Se a criança está no início no processo de alfabetização, conte histórias para ela. Sente ao lado dela para que ela acompanhe a leitura olhando as figuras do livro. A melhor hora para você fazer isso é na hora de dormir. Porém, se você chega muito tarde do trabalho, faça isso durante os finais de semana.
No final de semana, em vez de levar a criança no shopping, que tal levá-la à biblioteca? Essa é uma excelente alternativa para que o seu filho tenha contato com os livros e podem ser uma fonte de diversão. Caso não haja nenhuma biblioteca perto da sua casa que abre nos finais de semana, você pode levar a criança a uma livraria e deixá-la escolher um livro para levar para casa.
Um dos maiores adversários dos pais que desejam que os filhos adquiram o hábito de ler são os smartphones e tablets devido aos jogos que eles possuem. Porém, esses dispositivos podem se tornar seus aliados, pois, existem diversos e-books com recursos audiovisuais e que podem ser reproduzidos em tablets. Utilize esses equipamentos eletrônicos para introduzir a leitura na rotina diária da criança, mas sem abandonar os livros impressos.
Um passo importante para formar crianças que adquiram o hábito da leitura é ter livros em casa. Se você não tem um espaço para montar uma biblioteca, coloque os livros em uma estante. Para aqueles que reclamam dos preços dos livros, vale lembrar que os mesmos são um instrumento para melhorar o aprendizado e a cognição da criança. Por isso, não prive a criança de usufruir dos benefícios da leitura.
Uma vez que a criança está familiarizada com os livros, e já lê sozinha, deixe alguns exemplares ao alcance dela e de diversos temas. Ademais, crie um espaço para que o seu filho possa ler de forma tranquila e confortável. Não se esqueça de investir em uma boa iluminação para o local, pois, ler em ambientes escuros podem trazer problemas de visão para a criança.
Uma das fases da aquisição do gosto pela leitura é saber selecionar os livros que vai ler por conta própria. Por isso, quando a criança se interessar por um tipo de livro, não a censure pela escolha. Pergunte ao seu filho por que ele se interessou pelo tema em questão, pois, desse modo, ele ficará mais empolgado com a leitura.
O fato de você ter que respeitar os gostos da criança não é um impedimento para sugerir outras temáticas para ela. Geralmente, os pequenos gostam de histórias com super-heróis e princesas. Porém, para que eles não fiquem limitados a esse tipo de história, ajude-os a expandir as opções de repertório. Desse modo, a criança ganhará a consciência de que existem outros temas interessantes a serem explorados.
Ao começar a introduzir a criança no mundo da literatura, tome cuidado na hora de escolher o livro. O título escolhido deve respeitar a faixa etária do seu filho. A escolha de um livro que, para ele, seja muito difícil, pode fazer com que a experiência de leitura seja negativa. Assim, ela não vai querer criar o hábito de ler. Se a criança não consegue ler livros para a idade dela, não tem importância. Selecione livros mais fáceis para ela.
A leitura deve ser algo divertido. Por isso, não force a criança a ler. Assim como no caso da escolha de um livro difícil, tal insistência pode tornar a experiência negativa, fazendo com que o seu filho não queira mais ler. Você deve incentivar o hábito, mas não forçá-lo.
Os pais são um espelho para os filhos. Portanto, se a criança vê que você está lendo um livro, ela vai querer te imitar. Sendo assim, leia com bastante frequência para que o seu filho enxergue o ato de ler com um hábito inerente a rotina da família.
Agora que você já sabe o que é preciso para incentivar a criança a gostar de ler, o Reiznho sugere que você coloque essas dicas em prática. Afinal de contas, você só conseguirá que o seu filho adquira o hábito de ler se incentivá-lo constantemente.
Você incentiva o seu filho a ler? Como faz isso em casa? Deixe o seu comentário no blog e compartilhe sua experiência.