Durante muito tempo, acreditou-se que as bibliotecas serviam apenas como um depósito de livros. No entanto, esse espaço sempre acompanhou as instituições escolares, como um acervo de histórias para leitura silenciosa e aprendizagem individual. Hoje é possível compreender o seu verdadeiro significado, um lugar para aprendizagens, exploração da imaginação e socialização, onde a criança tem a oportunidade de descobrir o gosto pelas histórias e pela leitura.
Ela passa a exercer um importante papel na formação de seus alunos, pois na biblioteca a criança passa a ter contato com diversas histórias e materiais que contribuem em todos os eixos de sua formação integral. É no contato com as histórias que a criança tem a oportunidade de liberar sua imaginação, enfrentar seus medos e compreender um pouco mais daquilo que se passa em sua realidade, através do mundo da fantasia. A biblioteca se torna um espaço onde tudo é possível.
O fato de a criança ainda não ter adquirido a habilidade de ler as palavras escritas não é um empecilho no incentivo a este hábito. No entanto, impõe a necessidade de que os educadores propiciem a ela situações onde possa interagir com o universo da literatura, por meio das contações de histórias. E esse exercício deve ser continuado em casa, uma vez que escola e família devem sempre estar de mãos dadas no processo educativo. Ler, contar e recontar histórias são os primeiros passos para o incentivo à leitura.
Os livros escolhidos para os pequenos devem conter histórias interessantes e simples, para aproveitar a atenção da criança em seu momento mais intenso. O adulto também deve demonstrar interesse por aquilo que está sendo feito, tornando a situação agradável e convidativa. Somos o exemplo! Além de ouvir histórias, é importante que a criança também manuseie livros de papel, fabricados com materiais de qualidade. Afinal, nossas crianças merecem qualidade, seja de materiais, de histórias contadas, de interação!