Brincadeiras para ensinar aos filhos

Crianças brincando de amarelinha

As brincadeiras, além de ser uma forma de diversão, são uma forma de construir o conhecimento e a cognição. Por essa razão, o Reizinho selecionou algumas brincadeiras para você ensinar aos seus filhos.

Você sabe a importância das brincadeiras para o desenvolvimento infantil? Se a sua resposta foi negativa, não se preocupe. Assim como você, muitos pais desconhecem a importância de brincar no desenvolvimento da criança.

Jogos que estimulam a imaginação ou envolvem atividades em grupo tornam possível o desenvolvimento de ensinamentos que podem ser aplicados tanto no âmbito educacional quanto social.

Se você quer ensinar brincadeiras aos seus filhos que não envolvam dispositivos tecnológicos, leia este texto até o fim, pois, o Reizinho mostrará 3 brincadeiras para os pais ensinarem as crianças.

Amarelinha

A Amarelinha é uma brincadeira tradicional infantil que ajuda a desenvolver o equilíbrio e a coordenação motora da criança. Para brincar de amarelinha, você deve desenhar no chão vários quadrados, formando uma cruz.
Dentro de cada quadrado deve ser escrito um número, indo do 1 até o 9. Sobre os dois últimos quadrados, você deve desenhar um semicírculo e escrever dentro dele a palavra “céu”. A brincadeira começa com o arremesso de uma pedra na casa 1 e assim por diante. Você deve pular cada casa com um pé só, sem pisar na linha. Quem pular todas
casas é o vencedor da brincadeira.

Telefone sem fio

O Telefone sem fio é outra brincadeira clássica infantil, que estimula a imaginação e criatividade da criança. Para brincar, é preciso que todos os participantes estejam enfileirados, ou em círculo. Uma pessoa deve escolhida para começar a brincadeira e, portanto, deve criar uma frase e dizê-la no ouvido de quem está ao lado. Assim, os jogadores devem repassar a frase no ouvido do próximo da fila até chegar na última pessoa. Esse mesmo indivíduo deverá falar em voz alta a frase que foi inventada pelo primeiro da fila. Caso a mensagem esteja correta, o participante que inventou-a vai para o final da fila.

Assim, sabendo que brincadeiras podem ser ensinadas as crianças, esperamos que os pais aproveitem tais jogos não somente para compartilhar momentos de lazer com as crianças, mas também para promover o desenvolvimento intelectual e cognitivo das mesmas, sem depender exclusivamente da tecnologia.

Mandrake ou Estátua

A brincadeira do mandrake ou estátua estimula a atenção e coordenação motora além de ser muito divertido para a criança. O ideal é brincar entre duas ou mais crianças para ficar mais divertido. Um membro do grupo será o mandrake e dirá aos outros “começar”. Todos começam a dançar, correr no lugar, fazer exercício, cantar… vale qualquer coisa menos ficar parado. O mandrake então dirá bem alto “mandrake” e neste momento todo mundo deve ficar parado no lugar, imóvel como se fosse uma estátua por alguns instantes. Sai do grupo quem se mexer primeiro virando assim o novo mandrake da vez.

 

 

Você já ensinou algumas dessas brincadeiras para o seu filho? Sentiu falta de alguma na
nossa lista? Então diga que brincadeira é essa na nossa seção de comentários!

Os comentários estão encerrados.